O escritório de advocacia Mattos Mota Advogados tem sede na cidade de Niterói (RJ) contando com advogados especialistas em inventário em Niterói (RJ) experientes e qualificados.
Nossa proposta é prestar um serviço jurídico personalizado e transparente, entendendo as necessidades de cada cliente, a fim de proporcionar soluções adequadas para garantir a sua segurança jurídica e a defesa de seus interesses.
Se tiver dúvidas e quiser conversar com advogados especialistas em inventário em Niterói (RJ), estamos à disposição pelos seguintes meios de contato:
Whatsapp do escritório: (21) 97564-7114 (clique aqui para mandar mensagem).
E-mail do escritório: contato@mattosmota.com.br
O que é um inventário?
Um inventário é um procedimento legal que ocorre após o falecimento de uma pessoa para determinar e distribuir seus bens, dívidas e ativos.
Esse processo é necessário para garantir que todos os bens e direitos do falecido sejam transferidos aos herdeiros. É somente no final do inventário que a herança será dos herdeiros.
Para a realização do inventário, seja ele judicial ou extrajudicial, é indispensável a presença de advogados especialistas em inventários em Niterói (RJ).
Quando é necessário fazer o inventário e qual o prazo?
O inventário é necessário sempre que uma pessoa falece e deixa bens a serem transferidos para seus herdeiros.
Após o falecimento, o prazo para abertura do inventário é de 60 dias. Caso não seja aberto o inventário dentro deste prazo, pode ser aplicada uma multa, a depender das regras do estado.
Qual a diferença entre inventário judicial e extrajudicial?
A diferença entre o inventário judicial e o extrajudicial está principalmente no processo e nas circunstâncias em que são realizados.
O inventário judicial é conduzido perante o Poder Judiciário, onde um juiz supervisiona o processo.
É necessário ser realizado de forma judicial quando há discordância entre os herdeiros, menores ou incapazes envolvidos, presença de testamento ou quando há litígios sobre a partilha dos bens.
Por outro lado, o inventário extrajudicial é realizado em cartório, sem a necessidade de envolvimento judicial.
Esse procedimento é utilizado quando não há conflitos entre os herdeiros, todos são maiores e capazes, não há testamento, e todas as partes concordam com a partilha dos bens.
Quanto tempo demora um inventário?
O inventário judicial costuma ser mais demorado, podendo levar de vários meses a anos, especialmente se houver disputas entre os herdeiros, contestações legais ou uma grande quantidade de bens a serem inventariados.
Por outro lado, o inventário extrajudicial é mais rápido, costumando levar entre 2 a 3 meses em média.
Contato do escritório
Em caso de dúvidas sobre nossa atuação e queira conversar com advogados especialistas em inventário em Niterói (RJ), estamos à disposição. Nossos contatos são:
Whatsapp: (21) 97564-7114 (clique aqui para mandar mensagem).
E-mail: contato@mattosmota.com.br
Site do escritório: www.mattosmota.com.br/
Endereço do escritório: Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, nº 16, Salas 6 à 8 – Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro.
Conteúdo meramente informativo.