Indenização por Atraso de Voo e Perda de Conexão

Indenização por Atraso de Voo e Perda de Conexão

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Indíce do Artigo

O passageiro que teve um atraso de voo ou sofreu com a perda de conexão durante sua viagem, sofreu prática abusiva por parte da companhia aérea e pode ter direito de receber indenização pelo transtorno.

 

Nesse artigo, os advogados da Mattos Mota Advogados, com a expertise e conhecimento dos direitos dos passageiros, compartilharam informações e respostas para as principais dúvidas que os passageiros costumam ter quando enfrentam situações de atrasos de voos e perda de conexões aéreas, além sobre as possibilidades de indenização nessas situações.

 

 

O que é considerado um atraso de voo e perda de conexão?

 

No momento de comprar a passagem aérea, o consumidor sabe a data e horário exato que o embarque será feito. 

 

O voo é considerado atrasado a partir do momento em que o embarque não for feito conforme contratado. Caso o tempo de atraso de voo seja grande, existe a possibilidade de haver perda da conexão, o que causa ainda mais transtorno para o passageiro.

 

Indenização por Atraso de Voo e Perda de Conexão

 

Quais são as causas mais comuns de atrasos de voos?

 

Existem diversas causas que podem ocasionar em um atraso de voo, sendo que os mais comuns são:

 

  • Problemas técnicos na aeronave;
  • Questões climáticas e operacionais;
  • Manutenção da aeronave;
  • Tráfego aéreo.

 

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a ocorrência dessas causas pode isentar a responsabilidade das companhias aéreas pelo atraso no voo e, consequentemente, retirar o dever da companhia aérea de indenizar o passageiro

 

No entanto, essa questão é controversa e nem sempre a Justiça adota esse entendimento. Por isso, é importante que o caso passe pela análise de um advogado que entenda sobre os direitos dos passageiros.

 

O que diz a legislação sobre atraso de voo e perda de conexão?

 

Antes de tudo, a companhia aérea é obrigada a avisar imediatamente que voo irá atrasar, informando um novo horário previsto para o voo, devendo atualizar sobre a previsão, no máximo, a cada 30 minutos.

 

A perda da conexão ou atraso no voo gera a obrigação das empresas aéreas de fornecer assistência material gratuita aos passageiros, como:

 

  • Comunicação;
  • Alimentação;
  • Hospedagem caso precise pernoitar (dormir);
  • Traslado de ida e volta do aeroporto.

 

Além disso, se o atraso do voo for superior a 4 (quatro) horas, o passageiro terá direito a reacomodação gratuita em outro voo, com mesmo destino e serviço do voo contratado, ou reembolso da passagem. A escolha é do passageiro.

 

Importante saber que o fornecimento da assistência material gratuita, por conta de atraso no voo ou perda de conexão, varia de acordo com o tempo de espera no aeroporto, como será visto abaixo.

 

Como funciona a assistência material gradual ao passageiro?

 

Em caso de atraso no voo, a companhia aérea é obrigada a fornecer assistência material gratuita aos passageiros, que varia conforme o tempo de espera. 

 

Quanto maior o tempo de espera, mais direitos de assistência tem o passageiro:

 

  • Atraso superior a 1 hora: facilidades de comunicação.
  • Atraso superior a 2 horas: alimentação, conforme o horário, de voucher individual ou de refeição.
  • Atraso superior a 4 horas: hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta do aeroporto. Se o passageiro morar no local do aeroporto de origem, a empresa aérea será obrigada apenas a fornecer o transporte de ida e volta.

 

Tenho direito a indenização moral e material?

 

Depende.

 

Em primeiro lugar, a indenização por danos materiais pode ocorrer caso o passageiro, em razão do atraso de voo ou da perda da conexão, tenha tido gastos com alimentação, hospedagem e/ou transporte. Nesse caso, é possível requerer o ressarcimento das despesas em sede judicial.

 

Em relação à indenização por danos morais, é necessário entender se o atraso do voo e a perda da conexão gerou alguma consequência à integridade psicológica ou emocional do passageiro. Caso tenha ocasionado em danos de ordem moral, a indenização pode ser requerida na Justiça. 

 

Ainda, existe a figura do lucros cessantes, que ocorre quando a pessoa, em razão de algum acontecimento, perde a chance de obter lucro. No caso do direito aéreo, isso pode acontecer quando o passageiro perde a chance de algum negócio ou de lucrar, em razão do atraso do voo ou da perda de conexão.

 

Portanto, a indenização pode ou não ser devida, dependendo de cada caso. Por isso, é importante a análise de um advogado que entenda os direitos dos passageiros aéreos.

 

Como Comprovar Atraso no Voo?

 

Decisão judicial de sucesso sobre indenização por atraso de voo e perda de conexão

 

Como exemplo de decisão favorável à indenização por atraso de voo e perda de conexão, juntamos abaixo uma sentença proferida pela 18ª Vara Cível de São Paulo. 

 

Nessa decisão, cada autora recebeu R$8.000,00 (oito mil reais) à título de danos morais, em razão do atraso do voo.

 

Responsabilidade civil – Transporte aéreo internacional – Atraso/cancelamento de voo – Indenização – Danos morais. 1 . Incontroversa a falha na prestação do serviço, em função do atraso/cancelamento do voo, há o dever de indenizar o passageiro pelos danos suportados . 2 . Danos morais. Para a fixação do quantum indenizatório, levam-se em conta critérios como as condições econômicas e sociais das partes, bem como a intensidade do dano, atendendo-se os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Ação julgada parcialmente procedente. Recurso provido, em parte, para majorar a indenização por danos morais para R$ 8.000,00 (oito mil reais), para cada passageiro.

 

Recentemente comentamos sobre outra decisão em que uma empresa aérea foi condenada a pagar R$ 16 mil por atraso de voo à passageiras idosas, clique aqui para ler

 

Como entrar com ação contra a companhia aérea?

 

O primeiro passo é tentar resolver o problema de forma amigável, por via administrativa. Portanto, entre em contato com a companhia aérea, informando o ocorrido e demande seus direitos.

 

Caso a tratativa administrativa não seja frutífera, resta recorrer ao Judiciário para buscar indenização, seja ela material ou moral.

 

Para isso, é importante procurar um advogado especialista em demandas que envolvam os direitos do passageiro. Esse profissional fará uma análise aprofundada do ocorrido para entender se o seu caso é passível de indenização ou não.

 

O advogado não precisa ser da sua cidade, porque os processos judiciais são eletrônicos e o envio de documentos pode ser feito de forma digital. 

 

Quais documentos são necessários para entrar com a ação?

 

Para entrar com a ação judicial de indenização por atraso de voo e/ou perda de conexão, é necessário:

 

  • Documentos pessoais.
  • Documentos que comprovem o atraso do voo e/ou perda da conexão.

 

Como comprovar o atraso do voo?

 

 

Para comprovar atraso no voo, é importante que o passageiro guarde alguns documentos e provas, o que aumenta a chance de obter êxito se for necessário mover demanda judicial contra a companhia aérea.

 

O documento mais importante a ser obtido é a declaração oficial da companhia aérea confirmando o atraso. É direito do passageiro, em caso de atraso, cancelamento ou interrupção, solicitar essa declaração por escrito. 

 

Tirar fotos também ajuda a provar que o voo não decolou no horário previsto, desde que sejam tiradas em locais permitidos e respeitem a privacidade das pessoas. Aqui estão algumas fotos que podem ajudar a provar o atraso do voo:

 

  • Fotos dos monitores do aeroporto e dos comunicados da empresa, mostrando a hora prevista de chegada e a hora real de chegada do voo;
  • Vídeos da tripulação ou dos funcionários da companhia aérea informando sobre o atraso do voo;
  • Fotos ou vídeos da área de embarque que mostrem a quantidade de passageiros esperando;

 

Guarde os recibos de gastos com alimentação, hospedagem e comunicação, decorrentes do atraso do voo. Caso a empresa aérea não cumpra com a obrigação de assistir materialmente o passageiro em caso de atraso do voo, é importante que este guarde todos recibos de gastos. Assim, será possível demandar o reembolso em uma eventual demanda judicial.

 

Quanto tempo demora a ação?

 

Não é possível saber ao certo a duração de um processo judicial que envolva indenização por atraso de voo e perda de conexão. Em média, processos judiciais desse tipo costumam demorar de 6 à 24 meses para que seja proferida uma sentença. 

 

Contudo, nada impede que o prazo seja maior, pois cada caso possui suas peculiaridades, podendo demandar maior análise por parte do Judiciário.

 

Assim, apesar de todo sofrimento causado pelos problemas, é necessário permanecer calmo e esperar o devido processo legal.

 

Além disso, se o atraso do voo for superior a 4 (quatro) horas, o passageiro terá direito a reacomodação gratuita em outro voo, com mesmo destino e serviço do voo contratado, ou reembolso da passagem. A escolha é do passageiro.

 

Posso pedir reembolso em caso de atraso de voo?

 

Sim. De acordo com o art. 21 da Resolução nº 400 da ANAC, em caso de atraso superior a 4 (quatro) horas em relação ao horário originalmente contratado, o passageiro poderá escolher entre três opções: o reembolso da passagem, a reacomodação em outro voo ou a execução do serviço por outra modalidade de transporte.

 

O reembolso será integral quando for solicitado no aeroporto de origem, de escala ou conexão. Se for solicitado o reembolso em aeroporto de conexão ou escala, a empresa aérea é obrigada a assegurar o retorno ao aeroporto de origem.

 

Por outro lado, o reembolso será proporcional se o deslocamento já realizado for de proveito do passageiro.

 

O reembolso pode ser feito em milhas (créditos para a aquisição de passagem aérea), mediante concordância do passageiro.

 

Conclusão

 

Portanto, se o seu voo estiver atrasado ou você perder a conexão, saiba que possui direitos garantidos pela legislação brasileira, podendo exigi-los na Justiça para obter indenização de ordem material e moral, dependendo do caso concreto.

 

Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato com o Escritório Mattos Mota Advogados, por meio de Ligação ou Whatsapp de número (21) 97564-7114.

 

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Mattos Mota Advogados
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Mayara Rodrigues
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Ótimo atendimento do Dr Matheus.
Dayana Tinoco
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Excelente atendimento, recomendo muito
Suzane SantAnna Maciel
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Excelente!!! Recomendo o escritório Mattos Mota para quem precisa de ótima qualidade na prestação de serviço, conhecimento no assunto, profissionalismo e ética.
Maria Clara
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31/07/2023
Excelente!
Rafael Menezes
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17/07/2023
Excelente trabalho
Aline Andrade
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17/07/2023
Ótimo atendimento,super atencioso, recomendo.
josilene josy
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17/07/2023
Super prestativo tirou toda minhas dúvidas

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